O dom profético

Lição 2

03 a 10/01/2009


O Espírito Santo é o Agente Distribuidor dos dons espirituais à igreja de Cristo ( I Cor. 12:11 ), sendo o dom de profecia o Seu processo mais direto de comunicação entre Ele e o Seu povo; a Bíblia diz que na ausência deste dom o povo se corrompe, ( Prv. 29:18 ) e, também, diz que, a prosperidade da igreja depende da crença nas mensagens dos profetas, naturalmente, dos profetas verdadeiros, ( II Cr. 20:20 ); a história bíblica nos informa que nenhum remédio houve para os que rejeitaram as mensagens dos profetas da época dos reis de Israel ( II Cr. 36:15-16 ) e, isto é assim porque rejeitar as mensagens dos profetas é equivalente a rejeitar a voz do Espírito Santo e, esta atitude tende a endurecer os corações daqueles que rejeitam estas mensagens ( Heb. 3:7-8 )e, a continuidade e insistência nesta direção, trará como resultado final, uma consciência cauterizada ( I Tim. 4:2 ), passo preparatório para o pecado imperdoável. Crer em Deus e em Seus profetas significa, segurança e prosperidade; ler outra vez, II Cr. 20:20, por outro lado, nunca deve existir entre o povo de Deus, a tendência ( outro extremo ) de descentralizar a Pessoa do Espírito Santo e, centralizar o profeta de Deus, a nossa tendência natural é sempre está nos extremos, quando não é oito é oitenta; nem mesmo Bíblia, em si, deve está no centro da nossa fé, mas sim, o Autor deste livro; muitos não crêem , outros crêem demais, e, assim por diante; a Bíblia também diz que a letra mata e que é o Espírito que vivifica ( II Cor. 3:6 ); o Espírito Santo, portanto, precisa está no centro da nossa fé e crença e nunca os instrumentos Deste Espírito, isto deve ser assim, sem desprezar estes instrumentos, suas mensagens escritas ou verbais e tendo a Bíblia Sagrada sempre como a única e exclusiva norma de fé e norma de conduta. ( I Cor. 4:6 ), e isso é assim porque este Cânon Sagrado foi criado e produzido pelo Espírito Santo, com esta finalidade, ao passo que as demais mensagens adicionais produzidas por Este Mesmo Espírito, não foram produzidas com esta finalidade, embora tenham sido dadas com mesmo grau de inspiração Deste Mesmo Espírito Santo, estas revelações adicionais não foram dadas com a finalidade de serem norma de conduta,  assim é que, embora a Bíblia não seja a única fonte de revelação “inspirada” pelo Espírito Santo, ela é e deve ser aceita e respeitada, como a única e exclusiva regra de fé e norma de conduta, ela deve aferir todas as demais mensagens adicionais e nunca ser aferida por estas mensagens.

Verso para memorizar: É preciso que a igreja tenha sempre em mente que ninguém, absolutamente ninguém, tem permissão para transmitir seus sonhos e visões para a igreja, a não ser que este alguém, já esteja confirmado e estabelecido pelo corpo geral desta igreja, à nível mundial, como sendo um profeta do Senhor, fora deste critério, é uma grande presunção tal pretensão e, neste caso, que estes sonhadores e possuidores de visões que reservem estas revelações para si mesmos. Ver e comp.c/ I Sam. 3:20; por outro lado, quando o mensageiro preenche todos os requisitos estipulados e é portador das devidas credenciais, ele deve ser ouvido e recebido na igreja, como um mensageiro do Senhor e tratado com as devidas honras como tal, suas mensagens, como mensagens dadas a ele por inspiração do Espírito Santo e no mesmo nível de todos os demais profetas do Cânon  bíblico, desde que fique excluído sempre o direito de excluir ou igualar a Bíblia como norma de conduta e regra de fé, como já abordado neste comentário.

Parte de domingo. Patriarca e profeta.

Perg. 01 –Uma meia (meio ) verdade falada com a intenção de enganar, é uma mentira inteira. Lição a ser aprendida: Até mesmo o pai da fé estava sujeito a fraquezas e pecados “ocasionais,” unicamente o Autor da nossa fé, não caiu em tentações. Heb. 12:2.

Nota da perg. 01, seg. parág. A questão ali que estava em jogo era a honra e a Glória do Deus de Abraão e, a honra e glória dos deuses falsos de Abimeleque, por este motivo Deus falou a este rei que se dirigisse a Abraão para que orasse por ele.

Último parág.. Note o seguinte: Abraão tinha fraquezas que se manifestavam ocasionalmente, ele não era um mentiroso efetivo na mentira, em outras palavras, o seu caráter não era o de um mentiroso.

Parte de segunda feira. O profeta do Êxodo.

Perg. 02 – Moisés, depois que desaprendeu, no deserto pastoreando as ovelhas de seu sogro, a cultura da Universidade Egípcia, passou a ser um homem humilde e, em certos casos demasiado tímido para aceitar o encargo para o qual Deus tinha lhe oferecido, mas, ao aceitar esta cargo e se relacionar com Deus e se aproximar Dele mais e mais, passou a ser um grande herói da fé com disposição total de se sacrificar, se preciso fosse, pelo povo de Deus, passou a ser o homem mais manso da terra, mas não covarde, enfrentou as crises e os rebeldes do povo com coragem, determinação e fé, apesar de algumas fraquezas que ainda lhe eram próprias.

Parte de terça feira. Profetas em Israel.

Partindo de um contexto da história bíblica e das determinações divinas a respeito de lideranças e ministérios proféticos, liderança estatal e administração geral do reino e do lar, Deus sempre ordenou homens para estas funções e não mulheres, são exceções e casos isolados, mulheres como tais, e, no ministério sacerdotal, não existe nenhuma exceção, em milhares de anos. A nossa postura como igreja, deve ser a mesma. Eu sempre tenho falado que a mulher foi escolhida por Deus, para preparar filhos para cargos de liderança e certos ministérios e, nestas funções, ela é INSUBSTITUÍVEl; em suas funções domésticas e como mulher por dentro e por fora, ela tem o poder nas mãos, para moldar até mesmo o seu marido e torná-lo um herói, ao passo que a ausência desta em seu lar como rainha do lar, passa a ser um fator de fracassos e muitas desgraças. Uma mulher como rainha do lar e tratada como tal, produz verdadeiros pastores e outros encargos da obra de Deus e, até prepara o caminho para a liderança profética e, esta sua função e verdadeiro ministério feminino ( não feminista ), de tempo integral, exige dela, todo o seu tempo e toda a sua vida, porque mesmo na sua velhice e na velhice dos seus filhos, ela permanece como um “bálsamo” em Gileade ( Jr. 8:22 ), Infelizmente e, para a desgraça da humanidade, a mulher desceu do seu sagrado, verdadeiro e insubstituível pedestal feminino e se colocou em um pedestal feminista e machista; é claro que existem as heroínas que precisam, as vezes, desempenhar o papel de mulher e de homem ao mesmo tempo, mas este é outro capítulo da “novela.”

Parte de quarta feira. Profetizas em Israel.

Perg. 03 – Miriã; Débora; Hulda e a profetiza Ana ( Lc. 2:36-37; note que estas quatro profetizas, estão para mais de quatro mil anos nos quais prevaleceram os profetas masculinos, uma profetiza para cada mil anos. Precisamos considerar, também, que Miriâ, irmã de Moisés e Arão, não era uma profetiza efetiva ,mas sim ocasional; Débora viveu em uma época de muita turbulência e anarquista dos juizes ( Jz. 21:25 ), portanto, em circunstâncias totalmente adversas; Hulda, igualmente, viveu entre os períodos do cativeiro Assírio e, o cativeiro babilônico, e, portanto em clima de muitas comoções políticas e nacionais, e, deve ter sido esta a razão porque Jeremias e Zacarias não foram consultados por Hilquias o sacerdote, a situação deveria ser dramática e, dois profetas não eram suficientes para exercerem suas funções como mensageiros do Senhor, era um período emergencial e, possivelmente, e, segundo todo um contexto histórico bíblico e determinação divina a respeito de funções masculinas e femininas, Deus chamou, também uma mulher para ocupar esta função; o que não devemos fazer é generalizar tudo e dogmatizar em cima de ocorrências isoladas e afirmar que Deus não faz diferenças entre homem e mulher em se tratando de certas funções em Sua obra.  Considere as seguintes datas históricas sobre este assunto: 722 a.C., cativeiro Assírio; 621 a.C., época em que viveu a profetiza Hulda; 605 a.C., cativeiro babilônico.

Perg. 04 – A recusa de Baráque em aceitar o chamado de Deus para aquela campanha militar, reflete a situação da classe masculina daquela época de Hulda e, note que este Baraque, era considerado um grande e valoroso guerreiro, imaginem como não seriam os pequenos! Ver comentários de terça e quarta feira.

Parte de quinta feira. Profetas do Novo Testamento.

Perg. 05 – O Cânon de Esdras e Neemias foi concluído e selado, entre os anos 430 e 420 a.C., segundo Profetas e Reis, pág. 609, e, Flavio Josefo ( 70 a.D. ), em sua Catilinaria Contra Apion 1:8. Estão mencionados os profetas, Zacarias; João Batista; o profeta Ágabo; profetas em Antioquia da Síria e outros.

Perg. 06 – João Batista profetizou e viu o Messias pessoalmente e, até O batizou, neste sentido ele foi o maior dos profetas, mas todo membro do colégio apostólico que presenciou a vida toda de Cristo, inclusive Sua morte, ressurreição e ascensão ao Céu, foi maior do que ele, somente neste aspecto. Imaginem que privilégio de batizar o Próprio Deus Unigênito e o Messias das profecias !

 Pág. 25, segundo parág, em intercessão de Moiés. Deus jamais destruiria o Seu povo se Moisés não tivesse orado por ele; nem mesmo a intercessão de Cristo muda a cabeça de Deus em relação ao Seu povo; Deus é imutável! Naquele episódio, Deus estava provando a Pessoa de Moisés e, mostrando para todo o Universo, que existem seres humanos fiéis e dispostos a tudo para servi-Lo, Moisés, também, precisava saber disto.

Que Deus nos ajude a crer Nele para estarmos seguros, e crermos em Seus profetas para que sejamos prósperos. Amém!    

 


Por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal.

E-mail gilnery@uol.com.br Tel.19-3651-1987.

Estado de S. Paulo.Brasil.

Classe Universitários

www.oestadio.com/escola.shtml

El Profesor Gilson Nery, ha autorizado al Doctor Martínez a traducir y/o publicar sus comentarios semanales de la escuela sabática

 


 

[Acerca de Nosotros]  [Centro Internacional de la Escuela Sabática]  [Ministerios de Iglesia][Ministerio de la Salud] [Ministerio de la Palabra]  [Ministerio Profético] [ Ministerios Apologético] [Ministerios de Música]  [Ministerios Audio-Visual [Centro White MPM]  [Centro de investigación]  [Centro de Noticias MPM] [Historia IASD]  [Iglesias ASD en la Red]  [Escríbenos]  [Conozca a Marissa]  [Conozca al Dr. Martínez]  [Foto-Album  Familia Martínez [Home]

 

Usted es el Visitante FastCounter by LinkExchange